Postagens

Mostrando postagens de junho, 2009

You´ve Got a Friend - James Taylor

O inesquecível show de James Taylor no Rock in Rio em 1985:

As voltas que a política dá

Acompanhei as notícias dando conta de que o prefeito Ricardo Coutinho foi visitar em seu apartamento o poeta Ronaldo Cunha Lima, provavelmente, em busca de consolidar alguma composição política visando o seu projeto de chegar ao governo em 2010. Quem diria ? A arrogância e o desprezo dão lugar à peregrinação pelos votos na residência daqueles que antes eram tidos pelo MAGO como o que de pior existia na política do estado da Paraíba. A necessidade e a política fazem muitas coisas !

Impressões sobre o fenômeno Twitter

É interessante a onda twitter que estamos acompanhando no momento. Todo mundo quer participar e deixar as suas impressões nesse micro-blog. O limite de 140 caracteres impõe a necessidade de expressar com criatividade as suas impressões. Acompanho figuras interessantes como Cristovam Buarque, Serena Willians e Jack Welch. Estou inscrito no twitter no endereço: www.twitter.com/professorpaiva. Aguardo a sua visita.

A Morte de Michael Jackson

Acompanhamos o início, a vida, o sucesso, o declínio, as esquisitices e a possível volta por cima. A morte veio primeiro. Mais um grande ídolo que se perde nas voltas que a fama dá. Lembrei de Elvis. A impressão que tenho é que o seu trabalho e o seu talento vão prevalecer. Rogo a Deus que ele possa alcançar a paz e a vida eterna.

Usos e Abusos das Leis de Incentivo à Cultura

Reproduzo o texto de Gilberto Dimenstein da Folha: Garota é uma lição para Ivete Sangalo Giulia Olsson tem 14 anos e estuda no ensino médio na Flórida. Nos últimos meses, ela vendeu limonada na rua, lavou carros, disparou e-mail por várias partes do mundo para arrecadar dinheiro destinado à orquestra sinfônica de Heliópolis, a maior favela de São Paulo. Conseguiu levantar R$ 30 mil. Giulia está, nesse momento, ensinando violino para as crianças da sinfônica e vai se apresentar na Sala São Paulo --a história detalhada está no www.catracalivre.com.br. É uma lição para celebridades como Ivete Sangalo e Caetano Veloso, entre outras celebridades brasileiras, que vem conseguindo dinheiro público para seus shows. Uma das justificativas dadas pelo Ministério da Cultura para aprovar a concessão do benefício à turnê de Caetano Veloso (um benefício totalmente dentro da lei, diga-se), é que Ivete Sangalo, montada nos seus milhões de reais, com plateias cheias, também ganhou --assim como Maria Beth

Quantos Analistas Políticos tendenciosos na PB !

A cada dia surge mais um ! São os analistas políticos que emitem suas opiniões com base nos seus interesses pessoais. Essas figuras ocupam espaços na mídia e todos prosa, emitem suas opiniões tendenciosas tentando persuadir os seus interlocutores a adotarem os seus pontos de vista. Alguns inclusive candidatos em 2010 o que põe mais em dúvida ainda as suas opiniões. Quando teremos direito a análises mais técnicas e menos políticas ?

Será que na Paraíba tem Atos Secretos também ?

Recentemente fomos surpreendidos com a divulgação dos chamados atos secretos através dos quais eram criados cargos e concedidos privilégios para beneficiar apadrinhados dos senadores. E a pergunta que não quer calar: será que aqui na Paraíba também tem atos secretos para beneficiar apadrinhados de vereadores e deputados ?

Qual é o critério para herdar os votos cassistas ?

Parece-me que o critério principal observado pelos candidatos a herdar os votos cassistas em 2010 é meter a lenha em Maranhão. Orientados ou não nesse sentido, Ricardo, Efraim e Cícero dão a entender que estão em um reality show. O comportamento dos participantes do programa deve ser acompanhado com atenção dos "States" para ver como andam os esforços para ter direito às bençãos do dono dos votos. A linha parece ser: quem bater mais, leva o prêmio. E já que estamos no período junino, mais parece um bando de meninos participando de uma brincadeira de quebra-panelas. Quem acertar a maior porrada, terá direito de chupar as balas !

A Seleção Brasileira venceu e convenceu !

A seleção brasileira venceu a seleção italiana neste domingo pelo placar de 3 a 0. Principalmente, no primeiro tempo a nossa seleção deu um show de bola. No segundo tempo, administrou o placar e permitiu à Itália chegar em alguns momentos com um certo perigo. De quebra, ainda conseguimos desclassificar a seleção italiana das semifinais da Copa das Confederações, permitindo à seleção americana fzer o confronto com a seleção espanhola. A nossa seleção enfrenta a seleção da África do Sul do nosso Joel Santana.

Essas almas querem reza !

Tenho acompanhado a celeuma em torno da audiência agendada pelo vereador Sérgio da SAC com o governador Maranhão. Se voces querem saber o que penso, eu diria que essas almas querem reza e Sérgio foi escalado pelo partido para sondar o governador para saber o que poderá vir em caso de adesão. Por que Sérgio ? Porque é o mais atirado, o mais falastrão até por conta de ser novato nessa praia. Além disso, parecereria uma ação isolada do parlamentar, merecendo uma ameaça de reprimenda partidária como aconteceu, mas só para dar uma satisfação ao MAGO para não haver perdas do quinhão "duramente" conquistado na Capitania de Nossa Senhora das Neves. Em suma, essas almas querem reza, mas vão ter que antes sentir o gosto da hóstia do velho "Bispo" para poderem ajoelhar.

Sarney tem razão: a crise é da política no Brasil !

Longe de ser um novato , um inexperiente ou bobinho, Sarney afirmou ontem em pronunciamento no Senado de que a crise é da casa e não dele pessoalmente. Do alto da sua "autoridade", responsabilizou a todos os senadores, por ação ou por omissão, pelos recentes escândalos envolvendo a casa. Ninguém abriu o bico para chiar. Eu diria um pouco diferente: a crise é da política em nosso país. Ou melhor, das práticas políticas. Pratica-se a política mais suja, mais rasteira, a mais subserviente e conveniente em troca de interesses muitas vezes inconfessáveis. Como diria Bóris Casoy: "é uma vergonha !".

Câmara Municipal: o poder sem poder !

A Câmara Municipal é o poder que, infelizmente, abre mão das suas prerrogativas em troca dos favores do prefeito do município. Com essa postura oportunista dos seus membros, passamos a ter a pobreza dos debates, a frouxidão do processo fiscalizatório e a baixa produtividade como principais consequências. Para nossa tristeza, essa é a regra no jogo político brasileiro e paraibano !

As crises cíclicas do capitalismo mundial

A grande maioria dos economistas é unânime em avaliar que a crise é inerente ao sistema capitalista. Se nos debruçarmos sobre os últimos 25 anos, vamos encontrar várias crises vividas pelo capitalismo mundial em maior ou menor grau, mas que afetaram o sistema como um todo. A diferença das anteriores para a atual é que nesta a crise, a origem do problema veio do centro do capitalismo mundial: Os Estados Unidos. Vamos relembrar as últimas crises econômicas, suas origens e seus desdobramentos: 1) 1987 no mundo - A crise de outubro de 1987 foi uma crise típica do mercado de capitais que após cinco anos de crescimento contínuo, desabou na Bolsa de Nova York na chamada "segunda feira negra", despencando mais de 22% e repercutindo pelas outras bolsas de valores pelo mundo afora. Durante o mê s de outubro desse ano, as bolsas de 19 dos 23 países mais industrializados do mundo despencaram mais de 20%. A crise de 1987 foi atribuída à supervalorização das ações, à queda do dóla

Jampa só terá aumento de vereadores em 2012

Voltou a ser notícia a emenda que aumenta o número de vereadores, permitindo que João Pessoa passe dos atuais 21 para 27 parlamentares. A Câmara Municipal de João Pessoa só terá aumento de vereadores em 2012 por uma artimanha do presidente Durval Ferreira ! Durval, no final do ano passado, fez a sua assessoria redigir e aprovou sem nenhuma discussão mais aprofundada um projeto de lei complementar à lei orgânica que ratifica apenas as 21 vagas já existentes. O suplente que estiver sonhando de entrar na Câmara ainda nessa legislatura, pode tirar o cavalinho da chuva. Dudu não vai deixar esse bolo ter mais donos. O bolo é todo seu e dos seus amigos, Duda !

Seleção Brasileira: enfim uma vitória maiúscula !

Após 33 anos sem conseguir vencer a seleção uruguaia no estádio Centenário, em Montevideu, a Seleção Brasileira conseguiu uma vitória de respeito: 4 x 0. Deu para encher a torcida de esperanças de que o bom futebol pode voltar!

Futuro sombrio

Transcrevo artigo da Folha Online sobre a educação no Brasil: 04/06/2009 Futuro sombrio Como muitos leitores pediram, arrisco um comentário sobre educação. A situação, como se sabe, é péssima e, por paradoxal que pareça, isso ainda não é o pior. O que me preocupa é que, "ceteris paribus", são mínimas as chances de o panorama vir a melhorar no espaço de uma ou duas gerações. Um rápido passeio pelas manchetes das últimas semanas permite avaliar o tamanho do buraco. Comecemos pela mão de obra. Levantamento feito pelo IBGE mostrou que a desqualificação é generalizada. Dos professores que estão dando aulas para a 5ª a 8ª séries, 21,3% nem ao menos concluíram a faculdade. Por lei, deveriam ser diplomados em algum curso superior e ainda ter feito licenciatura. Os meios de produção parecem ainda mais inadequados. Na versão benigna, contamos com uma burocracia pedagógica especialmente burra, que nem ao menos lê os livros que distribui para os alunos. A não leitura (ou leitura limitada

Vasco de parabéns, apesar da eliminação !

Admirável a garra e a dedicação dos jogadores do Vasco na partida desta quarta contra o Corinthians no Pacaembu em São Paulo. O time honrou a camisa ! Sou tricolor, mas o time cruzmaltino merece o destaque e o registro.

Cuba está de volta à OEA

Por unânimidade, a Organização dos Estados Americanos readmitiu Cuba aos seus quadros após 47 anos de exclusão em consequência da Guerra Fria. A decisão final cabe ao governo cubano. Ponto para o Presidente americano Barack Obama que deu o pontapé inicial nesse processo de por fim ao embargo e à exclusão cubana, que durava desde 1962. Com a palavra, a família Castro.

Prostituição em alta na Câmara de João Pessoa

Francamente, com tantos temas relevantes para serem discutidos na Câmara de João Pessoa e, infelizmente, nas últimas sessões só dá o tema prostituição na cabeça. Nós temos os representantes que merecemos !!! ???

As ratazanas estão em festa !

As ratazanas acostumadas a engolobar verbas públicas estão em euforia pela perspectiva de abocanharem muitos milhões de reais com as verbas destinadas a reformar e/ou ampliar estádios e outros equipamentos para a copa de 2014. Os dentes desse gatunos estão sendo afiados de olho nessas obras faraônicas que podem permitir encher-lhes os bolsos de dinheiro desviado do poder público. Obras de infra-estrutura, muitas vezes desnecessárias, dão comissões e, infelizmente, é isso que importa para esses desgraçados que ainda se dizem gestores públicos. Salve-se quem puder porque os gatunos vêm com tudo prá cima do nosso pobre dinheirinho !

Sensacionalismo Global na Cobertura do Acidente

Imagem
É interessante como a cobertura da Rede Globo distoa das demais emissoras nacionais e internacionais. Distoa para pior, no sensacionalismo. Tenho acompanhado a CNN, CNN espanhol, Record News, Globo News, RAI internacional e demais emissoras brasileiras e nenhuma delas dá tanta ênfase ao acidente como a nossa Rede Globo. Para se ter uma ideia, quase 70% do Bom Dia Brasil de hoje foi dedicado à cobertura sensacionalistíca do acidente aéreo. Isso é pura apelação !

As voltas da economia: a GM pediu concordata !

A General Motors pediu concordata nos Estados Unidos, confirmando a crise da empresa nos últimos meses. Quem diria ? Má gestão dá nisso ! O sucesso do passado não garante o sucesso futuro ! Estamos a disposição para contato através: Twitter: @professorpaiva; Facebook: @SeverinoPaiva; Linkedin: Severino Paiva ou e-mail: paiva.professor@gmail.com  .

A Valorização do Real frente ao Dólar

Imagem
Essas figuras da última EXAME mostram a valorização do real e algumas outras moedas frente ao Dólar em 2009. A nossa moeda é a que mais se valorizou frente ao dólar no mundo. Isso mostra a confiança dos investidores internacionais em nosso país, mas também é consequência da alta taxa SELIC do Brasil, ainda a maior do mundo mesmo com as recentes reduções determinadas pelo BC. Os desdobramentos econômicos imediatos são o aumento de viagens ao exterior e aumento das importações, diminuindo mais ainda o superávit na nossa balança comercial.